quinta-feira, 5 de maio de 2011

o fundador da A.F.AVEIRO
























Esta foto corresponde á equipa do P.B.F.C que participou no primeiro campeonato de 1924 -1925 da Associação de Aveiro e foi finalista com o SP.Espinho. De baixo para cima: Dr.Manuel Brandão, José Brandão e Joaquim Sá Rosas. 2ª- Fila agachados: António Almeida e Sousa, Américo Alves Ferreira e António Cruz. De pé: Crispim Soares Ribeiro, Augusto da Silva Pais, José Cruz, João Vieira Castro e Celestino Alves Ferreira . Com o entusiasmo na modalidade , o clube local digladiava com as melhores equipas da região , vencia com enorme facilidade os adversários , que apesar do seu campo não ter as medidas regulamentares e não poder jogar em jogos oficiais , tornou-se num dos fundadores da A. F. Aveiro a 22 de Setembro de 1924 , com os seguintes clubes : Paços de Brandão Foot Ball Clube ,Associação Desportiva Ovarense, Associação Desportiva Sanjoanense Clube dos Galitos ( Aveiro ), Fogueirense Foot Ball Clube, Sociedade Recreio Artistico ( Aveiro), Sport Clube Anadia, Sport Clube Beira Mar, Sporting Clube Bustelo, Sporting Clube Oliveirense, União Desportiva Oliveirense. O primeiro campeonato foi disputado na época de 1924 – 1925 por 5 clubes , tendo sido ganho pelo Espinho . Em paralelo e devido ao adiantado da época , disputou-se um campeonato de iniciação , no qual participaram o Anadia , Ovarense , Sp. Oliveirense , União Oliveirense , Sanjoanense e Bustelo.

A primeira jornada do primeiro campeonato realizada em 14 de Fevereiro de 1925 :

Bustelo 2 Sp. Oliveirense 1

Sporting Espinho 5 Cucujães 0

Sporting Espinho ( 2as categorias ) 2 Paços de Brandão 0

Beira – Mar 2 Galitos 0

Ovarense - Anadia - adiado

Com a fundação do Paços de Brandão FC em Março de 1922 , parte destes jogadores já vinham desde 1920 a praticar futebol no Arraial, tiveram nos primeiros anos dificuldades de habituação às regras do jogo, pois os primeiros pontapés na bola, não havia regras, linhas ou posições. Mas conseguiram através da habilidade integrarem-se rapidamente às regras e os termos: goalkeeper, back e striker, eram já definições aprendidas através dos poucos livros da modalidade. A equipa era constituída na maioria por praticantes da sociedade média alta e de boa formação académica, por isso a integração dos restantes tornou-se fácil e natural. Foi em 1924 que os diversos clubes existentes entenderam adequado criar uma associação distrital de futebol.

Então em Setembro reúnem-se no Clube Galitos os diferentes delegados dos clubes, que em sucessivas reuniões estabelecem os Estatutos e os Regulamentos das provas. Fica a presidir Mário Duarte (pai). Abrem-se as inscrições e são 10 os clubes que se perfilam em 1ªs categorias. 13 estão nas segundas, e 6 nas terceiras. Como a Associação estabelece que serão cinco os clubes no campeonato principal, determina-se um campeonato de Iniciação para escolher 2 clubes, que se juntarão aos isentos, Galitos, Beira Mar e Espinho.

Iniciada a prova, logo surgem diversos contratempos. Jogos adiados, suspensos, protestados. Então a assembleia-geral decide anular a prova de Iniciação, a jogar em eliminatórias. Organiza o campeonato distrital que será dividido em zonas e séries.

Nas primeiras categorias estão:

- Associação Desportiva Ovarense

- Associação Desportiva Sanjoanense

- Clube Galitos

- Sport Anadia

- Sport Clube Beira Mar

- Sport Clube Cocujanense

- Sporting Clube de Bustelo

- Sporting Clube de Espinho

- Sporting Clube Oliveirense

- União Desportiva Oliveirense.

As terceiras categorias apresentam um Sport Clube D’ Ovar, sendo que o Paços de Brandão Futebol Clube joga as segundas.

Entretanto a época seguinte 1925-1926 não foi tão participada. Apenas se inscrevem 5 clubes em primeiras, embora o Beira Mar venha a desistir. Não tinha campo, e o de S. Domingos foi alugado pelo Galitos. Ofereceu 5 contos por ano, em contraponto aos 40% brutos por jogo que o proprietário queria. Mas a repercussão no sub - aluguer ao Beira Mar motivaram a discordância deste. Assim o campeonato jogou-se por 4 equipas, tantas quanto as concorrentes à Promoção, sendo que 3 delas eram de Ovar.

Em 1926/27 e 1927/28 apenas tiveram 3 equipas a competir, com os campeonatos a arrastarem-se, depois de apenas terem início em Abril. Estava dado o mote para que a AF fosse para Ovar, donde só sairia em 1942. ( fonte: Gazeta de Espinho - 1924)










Sem comentários:

Enviar um comentário